Resenha critica sobre a importância
de trabalhar com projetos em escolas
Os projetos foram feitos para trabalhar e tratar de assuntos que precisam de atenção mais detalhada. Com ele podemos conscientizar a sociedade com solução de alguns problemas. É gratificante o trabalho com projetos, pois através dele podemos solucionar etapas de problematizarão urgente da escola juntamente com a sociedade, pois fica mais fácil quando há a colaboração de todos na realização do mesmo. O trabalho com projetos contribui para a solução de problemas existentes dentro da escola, que na maioria das vezes não é possível de se resolver de imediato, mas que levando em consideração vários fatores que ao longo prazo de execução possa ser resolvido. Pesquisar problemas, dentro ou fora da escola investigando assim o aluno e valorizando sua bagagem de convivência familiar e assim devemos fazer diferente pensando sempre na pratica pedagógica verificar ações que devem ser realizadas para auxiliar na resolução desses problemas.
E para esse projeto ser de extrema qualidade
devemos contar com o apoio da população, do professor e da comunidade. E com a
participação de toda a cooperação e a articulação o professor trabalha com
projetos respeitando os estilos e ritmos de cada aluno em todas as etapas de
seu planejamento. O professor não planeja sozinho para os alunos executarem,
ambos são parceiros no desenvolvimento e na aprendizagem ao realizarem essa
forma de trabalho, levando em conta as duvidas dos alunos, curiosidades e
conhecimentos prévios, ajudam com isso a apropriação de novos conhecimentos. Um
texto citou a tecnologia nas escolas, e através dela é possível o auxilio na
realização de um projeto com interação do professor e o aluno. Mas para os
professores possam trabalhar juntamente com a tecnologia a educação precisa
oferecer cursos que capacitem os professores para que o trabalho possa ser bem
qualitativo.
Mas comparado como antigamente que o ensino era bem rigoroso, e com
isso o ensino era bem mais presente e os alunos aprendiam muito mais, pois as
pesquisar era bem maiores e mais elaborados e os professores tinham que analisa
bem para montar um projeto para que fosse possível aplicar a seus alunos.
A interação com os alunos, procurando amenizar os problemas encontrados faz parte da prática pedagógica, lembrando que vários teóricos aprovam trabalhar com projetos em escolas. Pois através dele se é possível aderir uma aprendizagem significativa e bem qualitativa através da colaboração dos alunos no ambiente escolar. Através dos conceitos, crenças e valores, os projetos elaborados visam esses conceitos como habilidade de aprender e de construir conhecimento, com os conteúdos do universo de valores. E com isso se trabalha com projetos e respeita das diferenças de ritmos de cada aluno, encorajando-o a reconhecer os seus conflitos e assim aprender com os seus erros.
A interação com os alunos, procurando amenizar os problemas encontrados faz parte da prática pedagógica, lembrando que vários teóricos aprovam trabalhar com projetos em escolas. Pois através dele se é possível aderir uma aprendizagem significativa e bem qualitativa através da colaboração dos alunos no ambiente escolar. Através dos conceitos, crenças e valores, os projetos elaborados visam esses conceitos como habilidade de aprender e de construir conhecimento, com os conteúdos do universo de valores. E com isso se trabalha com projetos e respeita das diferenças de ritmos de cada aluno, encorajando-o a reconhecer os seus conflitos e assim aprender com os seus erros.
O professor encontra
no trabalhar com projetos elementos necessários para redimensionar o fazer
pedagógico, muito mais do que receber e aplicar informações e conhecimentos,
ele tem a possibilidade de manter sua formação em constante movimento, além de
tornar a postura critica e reflexiva como inerentes a sua prática. O professor
com tudo isso tem a em missão de estimular o aluno a desafiar seus erros e ter
um bom desenvolvimento.
A aprendizagem
baseada em projetos beneficia o aluno que de ser aprendiz de conteúdo de qualquer área, e se desenvolve num
processo de conhecimento cultural se formando assim como um sujeito cultural.
Essa aprendizagem também beneficia o professor, pois ele parte de sua prática,
do seu cotidiano para redimensiona-ló no sentindo de compreender uma ação mais
eficaz e coerente. É um método de ensino poderoso e desafiador, que exige visão
e compreensão do processo de aprendizado. Bons projetos não acontecem do nada,
eles são resultados ponderados que inclui resultados de estratégias e um bom
gerenciamento. Os alunos que tem noção do que estão aprendendo, captam mais
informações e aplicam seus conhecimentos no dia a dia com mais motivação e com grandes
possibilidades de serem bem sucedidos.
SINTESE o
conceito de projeto educativo e sua relevância em educação
Através de observações podemos falar que o
projeto não pode ser considerado apenas como um mero plano de trabalho, ou de
atividades organizadas em etapas. O projeto possui muito mais qualidades e
essências. Podemos conceituar o projeto como ideias antecipadas de algo que
desejamos e que ainda não foi realizado, pensando assim em uma ideia que ainda
não aconteceu. A palavra projeto vem do latim e “projectus” que significa algo
lançado para frente.
A ideia de projeto é
própria do ser humano, da sua forma real, portanto o projeto é inseparável do
sentindo da ação,segundo (Almeida, 2002).
Ao se projetar
abrimos portas para o desconhecido, para o não determinado e a para a
flexibilidade para formular medidas e metas que as ações evidenciam projetando
os novos problemas e duvidas que apresente. Para a o projeto é de grande
importância, através dele pode ser trabalhado assuntos que exigem bastante
atenção e que nos educadores devemos sempre lembrar em nossa meio educacional.
O professor que trabalha com projetos, tem a capacidade de formar alunos
críticos e preocupados com os seus problemas e da sociedade em geral. O projeto
ajuda os alunos a utilizarem os seus conhecimentos, com a bagagem que trazem de
casa, e com essa oportunidade juntamente com o professor investigar
problemáticas encontradas no ambiente escolar, ou até mesmo na sala de aula
onde estão inseridos, e com isso começa um trabalho de troca de conhecimentos e
de aprendizagem bem sucedida. Bons
projetos em sala de aula encorajam mudanças na cultura e estrutura das escolas.
A aprendizagem em
projetos visa a ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço
vivo de interações, aberto ao real e as suas múltiplas dimensões, e com ele é
trago uma perspectiva para se entender o processo de ensino aprendizagem. Com
essa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto
que é utilizado, sendo por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos,
emocionais e sociais presentes nesse processo. Não podemos pensar na formação
dos nossos alunos apenas como atividade intelectual. Aprender assim participando,
vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos escolhendo
procedimentos para atingir objetivos. É um ensino que não contem somente
respostas dadas, mas experiências proporcionadas, pelos problemas criados.
As escolas estão
sofrendo bastante pressão para aperfeiçoar o ambiente de educação. O trabalho
com projetos pode contribuir para o processo incentivando a colaboração dos
professores e motivando os alunos para a realização desses projetos. A medida
que os alunos encontram obstáculos e oportunidades facilita bastante o seu
processo de ensino aprendizagem. E
através desse trabalho os alunos tem a
oportunidade de investigar assuntos de
seu interesse,envolvendo cada um em uma aprendizagem que o ensino tradicional
não permite.
O projeto na
educação vem para auxiliar o trabalho pedagógico de uma escola. E cabe a nós
incentivar os trabalhos com projetos nas escolas em salas de aulas, a educação
de nossas crianças só tem a ganhar com isso. Com tudo devemos nos preocupar que os professores
devem ser bem preparados para saber o verdadeira importância e significado do
projeto. Montar um bom projeto é saber ter boa noção das tecnologias existentes
para que se possa ter um bom desempenho nas aplicações desses projetos e com
todas essas aplicações se obter um bom resultado no final da execução de cada
um, fazendo assim valer a participação e a contribuição para a realização de um
bom projeto.
Referencias
bibliográficas:
BUCK, Institute for Education. Aprendizagem
baseada em projetos. Porto Alegre. RS: Editora: Artmed, 2008.
Caderno e atividades projeto multidisciplinar
III,
HTTPS://docs.google.com/viewer?a=vpid=explorer&chrome=true&scrid=0ByU9mZl8oP1DNzUxMzllMjAtMTc1Ni00NmJlLWE5NWYtNWY1ZWJjOWY4Y2Rk&hl=en_US
Nenhum comentário:
Postar um comentário