domingo, 23 de junho de 2013

Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Didática

Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Didática


Questões Dissertativas

 1) 1) Haydt (2006) afirma que a Didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia; explicite o sentido dessa afirmação, detalhando o que você entendeu sobre as relações que têm sido estabelecidas entre a Didática e a Pedagogia. (0,2)

Esses dois conceitos estão inter-relacionados, mas cada um deles possui sua especificidade. A Pedagogia é uma área do conhecimento que se alicerça em um corpo teórico sobre o processo educacional mais amplo. Por outro lado, a Didática é um ramo da Pedagogia que focaliza seus estudos nas diferentes características que constituem as relações de ensino e aprendizagem, como por exemplo: a avaliação. A Didática estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais que são sempre sociais. Ocupa-se também dos métodos e técnicas de ensinos destinados a colocar em pratica as diretrizes da teoria pedagógica, estudando assim os processos de ensino e aprendizagem. A didática sendo definida como a arte de ensinar o procedimento pelo qual o mundo da experiência e da cultura é transmitido pelo educador ao educando, nas escolas ou em obras especializadas e o conjunto de teorias e técnicas relativas à transmissão de conhecimento.  A Pedagogia sendo considerada a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação a sistematização critica do processo educativo e que também investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a pratica social pedagógica.

2) Ao estabelecer os fins da Educação opta-se por um modelo, ao mesmo tempo, de homem e de sociedade. Essa escolha não é abstrata e atemporal. Há tantas escolhas possíveis quanto classes e grupos em conflito, pois a determinação dos fins pedagógicos exprime esses conflitos. Essa afirmação coloca, em primeiro plano, qual função da educação? Explique. (0,2)

Essa afirmação coloca em primeiro plano a função social da educação. Na realidade educacional brasileira ao longo dos tempos foi se conformando e assumindo novas posições, numa tentativa de adequar-se as exigências postas e nesse empenho deixou-se impreguinar por tendências próprias das sociedades dominantes. Apropriada ideologicamente, a educação foi se transformando nas suas concepções e na sua efetiva atuação, criando um distanciamento entre a mudança e sua realização.  A transformação ocorrida nas estruturas familiares na sociedade contemporânea modificou o olhar para a criança. Com o surgimento de diferentes estruturas familiares, desencadearam-se os cuidados e a educação da criança. Nesse sentido a educação infantil objetiva o papel social de valorizar os conhecimentos adquiridos e proporcionar novas possibilidades de conhecimento. A função social deve conscientizar o corpo docente de que o trabalho com a realidade sócio cultural da criança deve ser aliado ao processo de cuidar e educar. Baseando-se nas teorias piagetianas e de outros pensadores na área de educação o desenvolvimento acontece do social para o individual já que somos sujeitos culturais. A educação infantil, ainda assume o caráter assistencialista provindo de suas origens, mas, ruma para novos caminhos na tentativa de torna-se conhecida como etapa primordial do desenvolvimento do ser humano explicitando os objetivos dos desenvolvimentos nos seguintes aspectos: socialização, ética, raciocínios, hábitos, habilidades expressão pessoal, coletiva, emoções e conhecimentos (sociais morais e mentais)

3) Descreva uma ação a ser desenvolvida por uma  professora, em sala de aula, tendo em vista trabalhar o conteúdo em uma abordagem interdisciplinar. (0,2)

A leitura e o ludismo dentro de uma proposta interdisciplinar são um dos temas do processo de ensino-aprendizagem que gera certa discussão e reflexão sobre os métodos e processos de compreensão da construção da leitura e da escrita, o objetivo principal a reconstrução de diferentes formas de leitura no Ensino Fundamental, a partir de proposições de atividades interdisciplinares que favorecem o desenvolvimento dos diferentes saberes e valorizaram as diversas formas de cultura popular. Quando se estimula a capacidade de expressão, através da música, do folclore, dos personagens que aparecem nas histórias, proporciona-se uma socialização entre os alunos, trabalhando-se a inibição, as relações interpessoais, a expressão oral, além de integrar estes aspectos a outros conteúdos propostos. É preciso estimular os alunos a participar de situações de intercambio oral, expondo suas experiências, sentimentos e opiniões narrando fatos relacionados ao seu dia-a-dia e as histórias conhecidas. Essas habilidades são geradas a partir da diversidade de textos que o professor propõe para trabalhar em sala de aula, tais como poemas, músicas, bilhetes, cartas, telas, fatos, notícias de jornal, quadrinhos, narrativas tradicionais e contemporâneas. Embora as estratégias cognitivas da leitura não possam ser modeladas, uma vez que o conhecimento que elas têm não está sob o nosso controle e reflexão conscientes, podemos, mediante o ensino, promover condições para que o leitor desenvolva as habilidades em, que estão apoiadas. Tais condições consistem, essencialmente, na análise de aspectos locais do texto que envolva nosso conhecimento lingüístico sobre a estrutura da língua e no ensino do vocabulário. Quando esta atitude estiver bem enraizada no leitor, espera-se que ele, se deparando com palavras desconhecidas num texto, mas sabendo por que e para que está lendo, consiga decidir qual o grau de conhecimento necessário para compreender este texto. O trabalho com a interdisciplinar na escola começa já nas series iniciais, do ensino fundamental. A imensa maioria das propostas curriculares que orienta o trabalho pedagógico do professor da educação básica tem nas disciplinas acadêmicas tradicionais sua principal fonte de conteúdo e de organização dos conhecimentos. A criança já nas primeiras serie fundamental tem aulas de Matemática, Ciências, Historia e Artes assim por diante mesmo que todas essas aulas sejam dadas pela mesma professora cada uma tem seus momentos e formas de funcionamentos próprios alem de conteúdos muito bem caracterizados.

4) Após as teleaulas, leituras e discussões sobre os principais referenciais curriculares brasileiros para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, qual a sua compreensão sobre currículo e objetivos educacionais? Quais as relações que se estabelecem entre esses dois elementos do planejamento do ensino? (0,2)

Currículo educacional é a previsão dos diversos componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e a previsão dos conteúdos programáticos de cada componente. O primeiro passa para o planejamento curricular é definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica que vai nortear os fins e objetivos da ação educativa. Essa definição é importante porque é a partir da proposição dos objetivos que desejamos alcançar que definiremos os critérios para seleção dos conteúdos.  O que o professor deverá distinguir, ao elaborar um currículo, são os conteúdos significativos, funcionais dos conteúdos carentes de significado e de funcionalidade, de mera informação sem outro objetivo que o de ser memorizado por tanto tempo quanto o possível. Objetivos educacionais são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São os resultados que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica.  Os objetivos podem ser expressos como: 1 Objetivos gerais: São aqueles previstos para um determinado grau ou ciclo, uma escola ou certa área de estudos, e que serão alcançados a longo prazo. 2 Objetivos específicos: São aquelas definidas especificamente para uma disciplina, uma unidade de ensino ou uma aula. Consistem no desdobramento e na operacionalização dos objetivos gerais. As relações entre currículo e objetivos educacionais são que, um bom currículo que conta com a competência do sujeito que o desenvolve que se molda dialeticamente ao real transformando e constatando que o professor entende o conteúdo que ensina. Os objetivos educacionais é uma atividade que retira o professor da condição de um tarefeiro alienado e o coloca no papel de definidor de uma realidade que mesmo constrói dentro dos limites de sala de aula e cujos reflexos, para a realidade externa, serão garantidos através de cada um dos seus alunos.

5) Em nossas teleaulas e discussões, apresentamos diferentes perspectivas de organização do processo de ensino e aprendizagem, nas quais o professor poderá pautar-se para propor situações didáticas adequadas aos objetivos e conteúdos que ensina. Quais são as principais características do procedimento de ensino-aprendizagem individualizante? (0,1)

Aula expositiva: é um dos procedimentos didáticos mais antigos e tradicionais, sendo ainda largamente utilizada nos vários níveis de ensino. Atualmente a aula expositiva tem sido realizada, com mais freqüência, em sua forma aberta ou dialogada, para que o aluno possa participar dela mais ativamente, expondo idéias, argumentando, formulando suas dúvidas, fazendo comentários, elaborando exemplos e respondendo perguntas.
Estudo dirigido: O aluno estuda um conteúdo tendo por base um roteiro formulado pelo professor. Os roteiros devem conter tarefas operatórias, que ativem e mobilizem os esquemas mentais dos alunos, pondo em ação suas operações cognitivas.
Método Montessori: Baseia-se numa concepção “vitalista” de homem e de mundo, pois considera a vida e seu pleno desenvolvimento como o bem supremo. Fundamenta-se nos princípios de liberdade, atividade, vitalidade e individualidade. Promove a educação dos sentidos, do movimento e da inteligência, a prática da autodisciplina, a capacidade de concentração e a realização dos exercícios de vida prática.
Centro de interesse: Constituem um método globalizador e interdisciplinar, pois integram as atividades discentes e os conteúdos, fazendo-os convergir par o mesmo centro ou eixo de trabalho cognitivo. Partem do interesse do educando, que é o principal elemento afetivo para a aquisição de conhecimento, e aproveitam os fatos de sua vida cotidiana. Esse método foi criado por Ovídio Decroly. Nos centros de interesse, há três etapas básicas na abordagem de cada grande tema ou assunto: observação, associação e expressão.

6) Há uma discussão do “ser” professor que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização. Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza, enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a experiência do mestre, adquirida mediante a prática e a sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos espíritos. O pressentir as possibilidades de cada um, propõe fins ao alcance dos discípulos, assim como os meios de alcançá-los, por meio da utilização das suas capacidades. Discorra sobre as ideias que o texto afirma. (0,2)
O professor precisa acreditar primeiramente no que ele fala, deve ter certeza de seus ensinamentos para que seus alunos também acreditem tanto no professor quanto a si próprio e sinta-se cativados por tudo que lhes é transmitido através do mestre seu professor. O professor mestre é aquele que nos ensina as varias coisas e rumos da vida, a diferença de varias questões, a partir do momento que o mestre ensina e assume sua postura de condutor no processo de individualização do aluno, onde ele vai construir seres capazes de pensar de forma critica. O professor tem sua personalidade orientada por valores e princípio de vida e conscientemente e inconscientemente ele transmite esses valores dentro da sala de aula aos seus alunos. Assim ao interagir com seu aluno em particular o professor não apenas transmite conhecimentos, em forma de informações, conceitos e idéias (cognitivo), mas facilita também a transmissão de idéias, valores e princípios da vida ajudando a formar grande parte da personalidade do aluno. Por isso o professor deve ser bem claro, um educador mestre que fará a diferença da vida do seu discípulo, o aluno.

 7) É necessário adotar alguns critérios ao oportunizar os recursos audiovisuais nas situações de ensino-aprendizagem. Comente alguns e escreva sobre eles. (0,2)

Os recursos audiovisuais são meios materiais que se dirigem inicialmente aos órgãos sensoriais, chegam também a acionar e mobilizar os esquemas mentais mais elevados. Ao selecionar os recursos audiovisuais a serem utilizados em situações de ensino aprendizagem devemos: adequá-los aos objetivos propostos, ao conteúdo a ser assimilado e ao grau de desenvolvimento dos alunos, e seus interesses e necessidades. Devem ser funcionais, isto é, devem possibilitar uma utilização dinâmica, ativando o pensamento reflexivo do aluno e ser escolhido de acordo com a aprendizagem que se deseja desenvolver – cognitiva afetiva e psicomotora. Devem oferecer informações claras, objetivas e precisas, facilitando a compreensão do conteúdo, sendo atraentes, despertando o interesse dos alunos e incentivando sua participação nas aulas. Os recursos audiovisuais têm como função ajudar o professor a manter uma atitude de diálogo com a classe e uma comunicação mais efetiva com os alunos, concretizando o ensino, tornando-o mais próximo da realidade e, assim, facilitando a aprendizagem. Na seleção de recursos audiovisuais devem ser levados em conta os seguintes critérios, adequação aos objetivos, ao conteúdo e a clientela, funcionalidade, simplicidade, qualidade do material e exatidão das informações veiculadas. Adequação aos objetivos, ao conteúdo e á clientela- o material audiovisual a ser utilizado como meio auxiliar do processo ensino-aprendizagem deve ser adequado também ao grau de desenvolvimento dos alunos (o seu nível de maturidade cognitiva), e seus interesses e necessidades.  Funcionalidade- o material audiovisual deve ser funcional. Isto é, deve possibilitar uma utilização dinâmica, ativando o pensamento reflexivo do aluno. Deve também ser escolhido em função do tipo de aprendizagem que se deseja desenvolver cognitiva, afetiva ou psicomotora. Simplicidade- os meios audiovisuais devem de preferência ser de baixo custo e fácil manejo, permitindo a manipulação tanto pelo professor como pelo aluno. Qualidade e exatidão - os recursos audiovisuais devem transmitir com exatidão - os recursos audiovisuais devem transmitir com exatidão a mensagem que se deseja comunicar. Devem oferecer informações claras, objetivas e precisas e facilitar a compreensão do conteúdo. Por outro lado, devem ser atraentes, despertando o interesse dos alunos e incentivando sua participação na aula.  

 8) A avaliação do processo de ensino e aprendizagem, que se pauta exclusivamente nos resultados obtidos pelos alunos em instrumentos como provas e testes é denominada somativa. Escreva um texto caracterizando a avaliação formativa e a diagnóstica. (0,2)
A avaliação diagnostica faz diagnostico antes para saber sobre a capacidade de um aluno em relação a algum conteúdo do planejamento que será abordado pela professora. Identifica características próprias de cada aluno, com o objetivo de escolher ritmos de trabalhos que melhor se adapta a característica de cada aluno, identificando assim o perfil de cada aluno antes de iniciar qualquer desenvolvimento de ensino, sem comprometer o trabalho do professor. O diagnóstico é o momento de situar interesses e necessidades do individuo e assim verificando seus requisitos. É também um grande momento de verificar possíveis dificuldades dos alunos para que assim o professor possa trabalhar com as estratégias para melhor solucionar essas dificuldades ao longo do desenvolvimento do educando. Algumas dessas dificuldades são de natureza cognitiva, porque tem origem no próprio processo de ensino-aprendizagem. Esse tipo de trabalho deve ser superado através de um trabalho pedagógico, pois sua solução cabe ao professor. Uma avaliação formativa tem a função de verificar se os objetivos estabelecidos para a aprendizagem foram atingidos, verifica se o aluno esta conseguindo dominar gradativamente os objetivos previstos. Proporciona informações no processo de ensino aprendizagem, com a finalidade de que o professor possa ajudar a cada aluno ao qual se dirigir. Esse tipo de avaliação não tem uma finalidade obrigação. Suas principais funções estão a de apoiar, orientar reforçar, corrigir e etc. Essa avaliação se incorpora no ato de ensino e ajuda na formação, contribui para melhorar a aprendizagem ajudando o professor a observar e avaliar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, sobre seus sucessos e fracassos no decorrer do seu caminho. Assim proporciona segurança e confiança no próprio aluno, ao dar rapidamente informações sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas. A avaliação formativa permite tanto aos alunos quanto aos professores se adequarem as estratégias. Ela reforça que a avaliação formativa diagnóstica a qualidade de acordo com objetivos estabelecidos, permitindo que o próprio aluno analise e corrija eventuais erros em suas tarefas. A avaliação formativa pode contribuir para o aperfeiçoamento do docente informando dados para adequar seus procedimentos de ensino as necessidades da classe, e oferecer ao discente, informações sobre seu progresso na aprendizagem fazendo conhecer seus avanços bem como suas dificuldades


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