Atividade
Avaliativa Questionário – Disciplina Didática
Questões
Dissertativas
2) Ao
estabelecer os fins da Educação opta-se por um modelo, ao mesmo tempo, de homem
e de sociedade. Essa escolha não é abstrata e atemporal. Há tantas escolhas
possíveis quanto classes e grupos em conflito, pois a determinação dos fins
pedagógicos exprime esses conflitos. Essa afirmação coloca, em primeiro plano,
qual função da educação? Explique. (0,2)
Essa afirmação coloca
em primeiro plano a função social da educação. Na realidade educacional
brasileira ao longo dos tempos foi se conformando e assumindo novas posições,
numa tentativa de adequar-se as exigências postas e nesse empenho deixou-se
impreguinar por tendências próprias das sociedades dominantes. Apropriada
ideologicamente, a educação foi se transformando nas suas concepções e na sua
efetiva atuação, criando um distanciamento entre a mudança e sua realização. A transformação ocorrida nas estruturas
familiares na sociedade contemporânea modificou o olhar para a criança. Com o
surgimento de diferentes estruturas familiares, desencadearam-se os cuidados e
a educação da criança. Nesse sentido a educação infantil objetiva o papel
social de valorizar os conhecimentos adquiridos e proporcionar novas
possibilidades de conhecimento. A função social deve conscientizar o corpo
docente de que o trabalho com a realidade sócio cultural da criança deve ser
aliado ao processo de cuidar e educar. Baseando-se nas teorias piagetianas e de
outros pensadores na área de educação o desenvolvimento acontece do social para
o individual já que somos sujeitos culturais. A educação infantil, ainda assume
o caráter assistencialista provindo de suas origens, mas, ruma para novos
caminhos na tentativa de torna-se conhecida como etapa primordial do
desenvolvimento do ser humano explicitando os objetivos dos desenvolvimentos
nos seguintes aspectos: socialização, ética, raciocínios, hábitos, habilidades
expressão pessoal, coletiva, emoções e conhecimentos (sociais morais e mentais)
3) Descreva uma ação a ser desenvolvida
por uma professora, em sala de aula,
tendo em vista trabalhar o conteúdo em uma abordagem interdisciplinar. (0,2)
A leitura e o ludismo dentro de uma proposta
interdisciplinar são um dos temas do processo de ensino-aprendizagem que gera
certa discussão e reflexão sobre os métodos e processos de compreensão da
construção da leitura e da escrita, o objetivo principal a reconstrução de
diferentes formas de leitura no Ensino Fundamental, a partir de
proposições de atividades interdisciplinares que favorecem o desenvolvimento
dos diferentes saberes e valorizaram as diversas formas de cultura popular.
Quando se estimula a capacidade de expressão, através da música, do folclore,
dos personagens que aparecem nas histórias, proporciona-se uma socialização
entre os alunos, trabalhando-se a inibição, as relações interpessoais, a
expressão oral, além de integrar estes aspectos a outros conteúdos propostos. É
preciso estimular os alunos a participar de situações de intercambio oral,
expondo suas experiências, sentimentos e opiniões narrando fatos relacionados
ao seu dia-a-dia e as histórias conhecidas. Essas habilidades são geradas a
partir da diversidade de textos que o professor propõe para trabalhar em sala
de aula, tais como poemas, músicas, bilhetes, cartas, telas, fatos, notícias de
jornal, quadrinhos, narrativas tradicionais e contemporâneas. Embora as
estratégias cognitivas da leitura não possam ser modeladas, uma vez que o
conhecimento que elas têm não está sob o nosso controle e reflexão conscientes,
podemos, mediante o ensino, promover condições para que o leitor desenvolva as
habilidades em, que estão apoiadas. Tais condições consistem, essencialmente,
na análise de aspectos locais do texto que envolva nosso conhecimento
lingüístico sobre a estrutura da língua e no ensino do vocabulário. Quando esta
atitude estiver bem enraizada no leitor, espera-se que ele, se deparando com
palavras desconhecidas num texto, mas sabendo por que e para que está lendo,
consiga decidir qual o grau de conhecimento necessário para compreender este
texto. O trabalho com a interdisciplinar na escola começa já nas series
iniciais, do ensino fundamental. A imensa maioria das propostas curriculares
que orienta o trabalho pedagógico do professor da educação básica tem nas
disciplinas acadêmicas tradicionais sua principal fonte de conteúdo e de
organização dos conhecimentos. A criança já nas primeiras serie fundamental tem
aulas de Matemática, Ciências, Historia e Artes assim por diante mesmo que
todas essas aulas sejam dadas pela mesma professora cada uma tem seus momentos
e formas de funcionamentos próprios alem de conteúdos muito bem caracterizados.
4) Após
as teleaulas, leituras e discussões sobre os principais referenciais
curriculares brasileiros para a educação infantil e anos iniciais do ensino
fundamental, qual a sua compreensão sobre currículo e objetivos educacionais?
Quais as relações que se estabelecem entre esses dois elementos do planejamento
do ensino? (0,2)
Currículo educacional é a previsão dos diversos
componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a
definição dos objetivos gerais e a previsão dos conteúdos programáticos de cada
componente. O primeiro passa para o planejamento curricular é definir, de forma
clara e precisa, a concepção filosófica que vai nortear os fins e objetivos da
ação educativa. Essa definição é importante porque é a partir da proposição dos objetivos que
desejamos alcançar que definiremos os critérios para seleção dos conteúdos. O que o professor deverá distinguir, ao elaborar
um currículo, são os conteúdos significativos, funcionais dos conteúdos
carentes de significado e de funcionalidade, de mera informação sem outro
objetivo que o de ser memorizado por tanto tempo quanto o possível. Objetivos
educacionais são os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São
os resultados que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica. Os objetivos podem ser expressos como: 1 Objetivos
gerais: São aqueles previstos para um determinado grau ou ciclo, uma escola ou certa área de estudos, e
que serão alcançados a longo prazo. 2 Objetivos específicos: São aquelas
definidas especificamente para uma disciplina, uma unidade de ensino ou uma
aula. Consistem no desdobramento e na operacionalização dos objetivos gerais. As
relações entre currículo e objetivos educacionais são que, um bom currículo que
conta com a competência do sujeito que o desenvolve que se molda dialeticamente
ao real transformando e constatando que o professor entende o conteúdo que
ensina. Os objetivos educacionais é uma atividade que retira o professor da
condição de um tarefeiro alienado e o coloca no papel de definidor de uma
realidade que mesmo constrói dentro dos limites de sala de aula e cujos
reflexos, para a realidade externa, serão garantidos através de cada um dos
seus alunos.
5)
Em nossas teleaulas e
discussões, apresentamos diferentes perspectivas de organização do processo de
ensino e aprendizagem, nas quais o professor poderá pautar-se para propor
situações didáticas adequadas aos objetivos e conteúdos que ensina. Quais são
as principais características do procedimento de ensino-aprendizagem
individualizante? (0,1)
Aula expositiva: é um
dos procedimentos didáticos mais antigos e tradicionais, sendo ainda largamente
utilizada nos vários níveis de ensino. Atualmente a aula expositiva tem sido
realizada, com mais freqüência, em sua forma aberta ou dialogada, para que o
aluno possa participar dela mais ativamente, expondo idéias, argumentando,
formulando suas dúvidas, fazendo comentários, elaborando exemplos e respondendo
perguntas.
Estudo dirigido: O
aluno estuda um conteúdo tendo por base um roteiro formulado pelo professor. Os
roteiros devem conter tarefas operatórias, que ativem e mobilizem os esquemas
mentais dos alunos, pondo em ação suas operações cognitivas.
Método Montessori:
Baseia-se numa concepção “vitalista” de homem e de mundo, pois considera a vida
e seu pleno desenvolvimento como o bem supremo. Fundamenta-se nos princípios de
liberdade, atividade, vitalidade e individualidade. Promove a educação dos
sentidos, do movimento e da inteligência, a prática da autodisciplina, a
capacidade de concentração e a realização dos exercícios de vida prática.
Centro de interesse:
Constituem um método globalizador e interdisciplinar, pois integram as
atividades discentes e os conteúdos, fazendo-os convergir par o mesmo centro ou
eixo de trabalho cognitivo. Partem do interesse do educando, que é o principal
elemento afetivo para a aquisição de conhecimento, e aproveitam os fatos de sua
vida cotidiana. Esse método foi criado por Ovídio Decroly. Nos centros de
interesse, há três etapas básicas na abordagem de cada grande tema ou assunto:
observação, associação e expressão.
6) Há
uma discussão do “ser” professor que envolve a diferenciação entre a pedagogia
do professor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a
mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma
resposta singular e uma realização. Nesse sentido, o mestre é o condutor do
discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo
confia no mestre para que o instrua e o conduza, enquanto ele não for capaz de
se conduzir sozinho, entendendo que a condição de
discípulo é provisória. Assim, a experiência do mestre, adquirida mediante a
prática e a sagacidade, é, na verdade,
a capacidade de discernimento dos espíritos. O pressentir as possibilidades de
cada um, propõe fins ao alcance dos discípulos, assim como os meios de
alcançá-los, por meio da utilização das suas capacidades. Discorra sobre as
ideias que o texto afirma. (0,2)
O professor precisa
acreditar primeiramente no que ele fala, deve ter certeza de seus ensinamentos
para que seus alunos também acreditem tanto no professor quanto a si próprio e
sinta-se cativados por tudo que lhes é transmitido através do mestre seu
professor. O professor mestre é aquele que nos ensina as varias coisas e rumos
da vida, a diferença de varias questões, a partir do momento que o mestre
ensina e assume sua postura de condutor no processo de individualização do
aluno, onde ele vai construir seres capazes de pensar de forma critica. O
professor tem sua personalidade orientada por valores e princípio de vida e
conscientemente e inconscientemente ele transmite esses valores dentro da sala
de aula aos seus alunos. Assim ao interagir com seu aluno em particular o
professor não apenas transmite conhecimentos, em forma de informações,
conceitos e idéias (cognitivo), mas facilita também a transmissão de idéias,
valores e princípios da vida ajudando a formar grande parte da personalidade do
aluno. Por isso o professor deve ser bem claro, um educador mestre que fará a
diferença da vida do seu discípulo, o aluno.
7) É
necessário adotar alguns critérios ao oportunizar os recursos audiovisuais nas
situações de ensino-aprendizagem. Comente alguns e escreva sobre eles. (0,2)
8) A
avaliação do processo de ensino e aprendizagem, que se pauta exclusivamente nos
resultados obtidos pelos alunos em instrumentos como provas e testes é
denominada somativa. Escreva um texto caracterizando a avaliação formativa e a
diagnóstica. (0,2)
A avaliação diagnostica faz diagnostico antes para
saber sobre a capacidade de um aluno em relação a algum conteúdo do
planejamento que será abordado pela professora. Identifica características
próprias de cada aluno, com o objetivo de escolher ritmos de trabalhos que melhor
se adapta a característica de cada aluno, identificando assim o perfil de cada
aluno antes de iniciar qualquer desenvolvimento de ensino, sem comprometer o
trabalho do professor. O diagnóstico é o momento de situar interesses e
necessidades do individuo e assim verificando seus requisitos. É também um
grande momento de verificar possíveis dificuldades dos alunos para que assim o
professor possa trabalhar com as estratégias para melhor solucionar essas
dificuldades ao longo do desenvolvimento do educando. Algumas dessas
dificuldades são de natureza cognitiva, porque tem origem no próprio processo
de ensino-aprendizagem. Esse tipo de trabalho deve ser superado através de um
trabalho pedagógico, pois sua solução cabe ao professor. Uma avaliação
formativa tem a função de verificar se os objetivos estabelecidos para a
aprendizagem foram atingidos, verifica se o aluno esta conseguindo dominar
gradativamente os objetivos previstos. Proporciona informações no processo de
ensino aprendizagem, com a finalidade de que o professor possa ajudar a cada
aluno ao qual se dirigir. Esse tipo de avaliação não tem uma finalidade
obrigação. Suas principais funções estão a de apoiar, orientar reforçar,
corrigir e etc. Essa avaliação se incorpora no ato de ensino e ajuda na
formação, contribui para melhorar a aprendizagem ajudando o professor a
observar e avaliar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, sobre seus
sucessos e fracassos no decorrer do seu caminho. Assim proporciona segurança e
confiança no próprio aluno, ao dar rapidamente informações sobre etapas
vencidas e dificuldades encontradas. A avaliação formativa permite tanto aos
alunos quanto aos professores se adequarem as estratégias. Ela reforça que a
avaliação formativa diagnóstica a qualidade de acordo com objetivos
estabelecidos, permitindo que o próprio aluno analise e corrija eventuais erros
em suas tarefas. A avaliação formativa pode contribuir para o aperfeiçoamento
do docente informando dados para adequar seus procedimentos de ensino as
necessidades da classe, e oferecer ao discente, informações sobre seu progresso
na aprendizagem fazendo conhecer seus avanços bem como suas dificuldades
Nenhum comentário:
Postar um comentário